Quando no dia 9 de julho de 1945, Cesarino Junior, com mais alguns nomes conhecidos da política brasileira, à época, entre eles Tristão de Ataíde (pseudônimo de Alceu Amoroso Lima), fundaram na Cidade de São Paulo, no Teatro Municipal, o Partido Democrata Cristão (PDC), o objetivo era, e continua sendo, formular uma nova doutrina política, com o objetivo central de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Chamada de Democracia Cristã este novo pensamento político se fundamentava nos valores humanísticos do cristianismo: liberdade, justiça e solidariedade. Fundada inicialmente no final da Segunda Guerra Mundial, por Konrad Adenauer (na Alemanha) e Alcide De Gasperi (na Itália), a exemplo da Europa, a democracia cristã expandiu-se rapidamente no Brasil e, através do PDC, ingressaram na vida pública grandes expoentes da política brasileira, como Jânio Quadros e Franco Montoro.
Em 1962, passou a fazer parte de seus quadros, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, José Maria Eymael, hoje presidente da Democracia Cristã, no Brasil.
Três anos depois, em 1965, o Ato Institucional nº 2 extinguiu todos os partidos políticos, inclusive o PDC, criando em seu lugar apenas dois partidos: o ARENA e o MDB. Em 1985, vinte anos depois, com a abertura política, novamente a democracia cristã é implantada no país, com a refundação do PDC.
No mesmo ano, José Maria Eymael é convocado pela Democracia Cristã para reorganizar o PDC em São Paulo e concorre à prefeitura da capital pelo partido, ficando em 9º lugar. Em 1993, o partido funde-se ao PDS para formar o PPR (atual PP). Descontente com a fusão, Eymael funda o PSDC em 1995, mas seu registro definitivo só foi oficializado em 1997.
Em 1996, o PSDC fez sua estréia em eleições, tendo elegido vários candidatos a prefeito e vereador. Em 1998, Eymael concorre pela primeira vez à presidência do Brasil, tendo como seu vice o sul-mato-grossense Josmar Oliveira Alderete.
E assim, para solidificar o nome da legenda e as suas proposituras, Eymael se candidata mais algumas vezes ao cargo maior do pais , tendo se tornado uma figura proeminente no cenário político brasileiro. Vale a pena ressaltar que como Deputado Federal Constituinte, José Maria Eymael propôs e aprovou leis que hoje fazem parte da Constituição brasileira.
Nesses 80 anos, desde aquele longicuo 9 de julho de 1945, até os dias atuais, a Democracia Cristã nunca mudou seu objetivo inicial que é construir sociedades livres, justas e solidárias, como foi inscrito em nossa Constituição por José Maria Eymael.
Parabéns a Democracia Cristã, presente em mais de 100 nações e a todos que a constroem.