Mensagem do Presidente DC Jovem: Carta do Mês – Setembro de 2021

Postado em 2 de setembro de 2021

Curitiba, 1º de Setembro de 2021.

Começa agora mais um setembro! Mais um setembro amarelo pela valorização da vida!

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela. Por exemplo, em 2015 foram iluminados o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Não bastassem as mortes e o colapso na economia, a pandemia também provocou reflexos na saúde mental das pessoas. Casos de depressão, transtorno de ansiedade e até suicídio aumentaram muito devido ao novo coronavírus, que praticamente confinou o mundo inteiro dentro de casa.

De uma forma geral, em períodos normais, as mulheres têm mais depressão do que os homens. O que alguns estudos têm mostrado, especialmente neste período, é que elas realmente estão tendo mais estresse e ansiedade.

Um dado interessante é que os jovens parecem sofrer mais do que os idosos. É curioso pensar nisso porque o idoso é um grupo de risco. Mas quando você fala em sofrimento mental, os jovens são mais suscetíveis, provavelmente porque o idoso está mais preparado para enfrentar esse tipo de situação.

Outro fato interessante que os estudos têm mostrado: passar a quarentena com crianças é um fator protetor. As famílias ficam assoberbadas com as próprias atividades e das crianças em casa, mas, no frigir dos ovos, acaba sendo benéfico.

Ainda não se sabe a razão, porque são números primários e que precisam de tempo para se entender. Outra coisa é que as pessoas de nível socioeconômico mais elevado também são mais protegidas em relação às classes mais baixas. O que é fácil de entender, pois o segundo grupo fica mais exposto em situações de crise.

O ponto chave é que mais do que nunca precisamos olhar a sério a questão da saúde mental no nosso país, principalmente entre os mais jovens, e é por isso que a Juventude Democrata Cristã do Brasil abraça integralmente a Campanha Setembro Amarelo, apoiando com convicção e amor esta nobre iniciativa.

Viva a vida! Viva o Setembro Amarelo!

Viva a Juventude Democrata Cristã do Brasil!

Com amor,

Marcos Costa,
Presidente da Juventude Democrata Cristã do Brasil.

Assine a nossa newsletter