MENSAGEM DO PRESIDENTE NACIONAL JOVEM NOVEMBRO 2020

Postado em 16 de novembro de 2020

MENSAGEM DO PRESIDENTE NACIONAL JOVEM NOVEMBRO 2020

MENSAGEM DO PRESIDENTE NACIONAL JOVEM

NOVEMBRO 2020

Brasil, Novembro de 2020.

Do Presidente da Juventude Democrata Cristã do Brasil, Marcos Costa.

Chegamos ao 11º capítulo deste difícil ano em que vivemos. A esperança da vacina contra o COVID19 que se avizinha e enche o coração das populações de acalanto ante este mal que assola o mundo todo.

Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias, e deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março.

A Igreja dedica o mês de Novembro em oração as pobres Almas do Purgatório, e no ano litúrgico, novembro é considerado um mês de reflexão e lembrança.

O Dia de Todos os Santos comemorado na Igreja Católica, em honra a todos os seus santos, é sempre celebrado em 1º de Novembro, seguido pelo Dia de Finados em 2 de novembro, quando a Igreja Católica comemora os fiéis defuntos.

Neste mês, também celebramos o Novembro Azul: Uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em vários países, o “Movember” é mais do que uma simples campanha de conscientização: Existem reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Sem dúvidas é um mês de grande reflexão sobre a morte e a vida, a saúde do homem e em especial um mês muito importante para o nosso país: Foi no dia 15 de Novembro de 1888 que ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, a Proclamação da nossa República.

Um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.

Finalmente o povo brasileiro poderia escolher seus governantes. A proclamação aconteceu há mais de um século, e no próximo 15 de novembro, 132 anos depois da nossa libertação, poderemos escolher nossos representantes municipais em decisivas eleições para a escolha de Prefeitos/as e Vereadores/as.

A Democracia Cristã apresenta excelentes opções em todo nosso Brasil, para fazermos valer nossa República e trabalhar nossos ideias de amor, compromisso e solidariedade dentro da gestão pública municipal.

Amigos e Amigas, Democratas Cristãos de todo o Brasil, a hora se aproxima!

15 de Novembro de 2020 será um divisor de águas na história da Democracia Cristã do Brasil.

Agradeço a todos e todas que tiveram a coragem de assumir o compromisso e o difícil desafio de disputar as eleições em seus municípios. Tenho apoiado centenas de candidatos do DC em nosso país, e estou muito animado com o que tenho visto.

Infelizmente por questões locais, nestas eleições, não pude ser candidato. Mas tenho certeza que em breve, estarei nas fileiras, disputando os espaços de poder, assim como muitos de vocês, para que levemos adiante os nossos ideias.

Seguimos firmes na luta, pelos valores Democratas Cristãos e pelo Brasil.

Brasília, 05 de Novembro de 2020

Marcos Willian Loiola da Costa

Presidente Nacional Jovem

Democracia Cristã

Assine a nossa newsletter