Campanhas eleitorais pelas Redes Sociais

Postado em 23 de agosto de 2019

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, os Democratas Cristãos se reúnem em Brasília para o VIII Congresso Nacional da Democracia Cristã e o II Encontro da Democracia Cristã Jovem. Na pauta eleições 2020, o crescimento da DC em todo país e, sobretudo, campanhas nas redes sociais. Para falar sobre esse tema tão relevante a todos que disputarão o pleito o ano que vem, o Diretório Executivo Nacional foi buscar um “expert” na área. André Maia é palestrante, especialista em Marketing Digital e Consultor em Excelência em Serviços. Ele conversou com a equipe de comunicação da DC e enfatizou o papel de suma importância das redes sociais no processo político.
DC – O que representa, hoje, as redes sociais na elaboração de uma campanha política?
André Maia – O relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, apontou que 66% da população brasileira é usuária das redes sociais. Se você acha que isso não é muito, não se engane essa porcentagem representa mais de 140 milhões de usuários ativos. E não para por aí: o Brasil foi um dos países com maior aumento no número de usuários nas redes, com mais de 10 milhões de novos usuários!
DC – Quais os caminhos que se deve trilhar para se criar uma campanha de impacto nas redes sociais?
André Maia – Embora pareça fácil criar uma Campanha o processo não é simples, imagine a seguinte situação: Você vai ao estádio assistir a um jogo do Brasil e pede pra sua mãe assistir ao canal de TV que está transmitindo para identifica-lo no meio da multidão. Claro que sua mãe não vai conseguir acha-lo devido à quantidade de pessoas no local, a mesma coisa acontece com a quantidade de informações na internet, pois é necessário uma equipe profissional e realizar o seguinte processo:
1-Identificar o publico                     
2-Saber o perfil desse publico
3-Chamar a atenção desses eleitores
4-Se relacionar com esses eleitores
5-Identificar quem continua vendo o conteúdo e quem está abrindo sempre.
6-Lembrar o público constantemente 
7- Monitorar esse público
8-Em posse desse monitoramento, traçar estratégias para o dia da eleição.

DC – Como se obter adesão e, principalmente, conversão em votos? 
André Maia – Funciona exatamente como uma venda de produto online, pois você precisa PREPARAR O PÚBLICO para uma venda ou eleição através de um processo de Campanha online.

DC – Quais as melhores redes sociais ao abordarmos o aspecto político na Internet? 
André Maia – A que o seu público está. Redes Sociais são canais de comunicação. É necessário entender como funciona cada canal para utilizar a melhor estratégia.
Influenciar pessoas consiste em ter um relacionamento com elas, mas é necessário saber qual a percepção que a pessoa teve ao se relacionar com ela, Pois comunicação não é o que se fala e sim o que se entende.
 
DC – É possível se interferir no comportamento e na disposição dos receptores de mensagens através das redes sociais?
André Maia – Não é possível. O processo de “influenciar” é uma conquista. A tecnologia uniu o mundo, mas separou os indivíduos. Qualidade do relacionamento é  o segredo.

DC – A Internet se configura como uma rede horizontal, mutidirecional, descentralizada e interativa. Fale um pouco de sua experiência com ela e as redes sociais.
André Maia – Vivemos em um mundo caracterizado pela perda dos valores humanos. O ser político mostra indiferença em relação aos sentimentos das pessoas. Como especialista em Marketing Digital e Consultor em Excelência em Serviços, identifiquei que as ferramentas disponíveis no mercado são ótimas, mas é preciso saber usar. Existem muitos casos de equipes totalmente amadoras. Imagine deixar a parte mais importante (RELACIONAMENTO) na mão de pessoas totalmente despreparadas com a responsabilidade de influenciar no voto. Um erro pode levar um mandato ou uma campanha inteira para  o ralo.

 

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