Marcos Willian Loiola da Costa

 

Sobre o Presidente Nacional da Juventude Democrata Cristã 27 do Brasil Marcos Willian Loiola da Costa:
Atual Vice-Presidente do Conselho Estadual de Juventude do Paraná, Marcos Costa também é o atual Presidente da SIEP – Sociedade de Integração dos Estudantes Paranaenses.
Nascido em Umuarama e criado em Palotina, sempre estudou em escolas públicas até ser contemplado por uma bolsa no Ceeduc – Centro de Excelência em Educação onde passou a desenvolver sua liderança.
Começou sua contribuição para a comunidade na Pastoral do Adolescente, ligada a igreja católica, onde exerceu a função de Vice-Presidente. Também fez parte da Pastoral da Juventude, onde conheceu e iniciou seu envolvimento com os movimentos sociais.
Aos 17 anos, mudou-se para Maringá após passar no Vestibular de Inverno da UEM – Universidade Estadual de Maringá, onde cursou Ciências Sociais. No final de 2013, em seu segundo ano na faculdade, foi eleito Presidente do Diretório Central dos Estudantes da UEM, com mais de 1300 votos facultativos dos estudantes.
A gestão de Marcos trouxe a Ministra-Chefe da Casa Civil da época para palestrar na Aula Magna do DCE, e ainda levou a tradicional Calourada do DCE UEM para o centro da cidade, para que todos os jovens de Maringá e região, independente de instituição de ensino, pudessem participar da integração.
Integração esta que foi a palavra de ordem que norteou a fundação da SIEP – Sociedade de Integração dos Estudantes Paranaenses, organização da sociedade civil de interesse público, que Marcos participou da fundação em 2015, e que hoje preside.
No final de 2017, aos 23 anos, Marcos foi eleito para seu primeiro mandato como Conselheiro Estadual de Juventude, quando representou os interesses da juventude de Maringá e do noroeste do Paraná junto ao governo do estado. Em 2019, foi reeleito para o Conselho e por unanimidade entre os Conselheiros foi eleito Vice-Presidente devido à sua dedicação e amor pela juventude paranaense.
Em 2018 recebeu da Câmara Municipal de Maringá o Título de Mérito Comunitário pelos serviços prestados à Juventude de Maringá e do Paraná. Sempre que tem oportunidade, participa de entrevistas em rádio e TV, onde fala sobre a SIEP, o Conselho Estadual de Juventude e pautas de interesse da juventude como direitos, políticas públicas de juventude, participação e cidadania.
Selecionado entre mais de 31 mil candidatos, Marcos concluiu em 2019 o curso RenovaBR Cidades do RenovaBR, organização com grandes apoiadores da iniciativa privada brasileira, que busca novas lideranças políticas realmente comprometidas com a população do nosso país.
Atuou como Antropólogo no Ministério da Saúde do Brasil, na Secretaria Especial de Saúde Indígena, trabalhando com comunidades indígenas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro entre os anos 2017 e 2020. 
Em 2020, aos 25 anos, Marcos foi eleito como Presidente Nacional da Juventude Democrata Cristã por unanimidade entre os Presidentes Estaduais após uma boa gestão na JDC no Paraná.

Destaques

Nossos Líderes

  • Leuroy de Camargo Campos Silva

    Presidente PSDC Jovem - Paraná

  • Erik Barros

    Presidente Estadual do PSDC - Jovem do estado de Sergipe

  • Talita Eymael Latães

    Presidente do PSDC Jovem - São Paulo

Nossos Deputados

  • Jory Oeiras

    Deputado Estadual do Amapá
    Eleições 2018: Eleito

  • Elizeu Nascimento

    Deputado Estadual do Mato Grosso
    Eleições 2018: Eleito

  • Ullysses Moraes

    Deputado Estadual do Mato Grosso
    Eleições 2018: Eleito

  • Marcelo Cabeleireir

    Deputado Estadual do Rio de Janeiro
    Eleições 2018: Eleito

  • Zé Carapô

    Deputado Estadual de Goiás
    Eleições 2018 : Eleito

  • João Peixoto

    Deputado Estadual do Rio de Janeiro.
    Eleições 2018: Reeleito.

  • Rafael Gouvei

    Deputado Estadual de Goiás
    Eleições 2018: Eleito